Se você encontrasse essa planta no seu jardim, o que faria? Arrancaria? É uma erva daninha mesmo e ela não deveria estar ali. Certo? Isso é preconceito. A planta na foto é o dente-de-leão, tem flores bonitas e pode ser um grande aliado. O que muitas pessoas não sabem, é que as folhas do dente-de-leão são comestíveis e possuem mais vitamina A que a cenoura. Além disso, é rico em vitaminas C, B1, B2, B6 e sais minerais como cálcio, potássio, cobre, manganês e ferro.
Em saladas ou como chá o dente-de-leão pode livrá-lo da azia mais rapidamente que uma pastilha de antiácido. Essa plantinha também pode ajudar no combate ao colesterol e proteger o fígado.
Muito democrático, o dente-de-leão surgem no meio das pedras, beiras de estradas e muitas vezes no meio das flores ou na horta sem ter sido convidado. Isso acontece por que suas sementes são carregadas facilmente pelo vento. Então, é visto como erva daninha, mato, e arrancado sem dó.
Irônico como algo assim acontece em um país no qual, ainda há pessoas que passam fome e onde a venda de antiácidos enriquecem os laboratórios.


Nenhum comentário:
Postar um comentário